SÁBADOS, ÀS 19H, NO BOM JESUS/IELUSC

Sessão 28/11 - REC




REC
Uma repórter de TV e seu cameraman gravam um programa sobre o Corpo de Bombeiros de Barcelona, acompanhando uma chamada de emergência noturna. No local, encontram moradores apavorados com a velha senhora que mora sozinha no andar de cima e está gritando e atacando os vizinhos. Os bombeiros entram no apartamento, seguidos pelos repórteres. Mas o que era uma situação de rotina torna-se uma escalada de medo e terror, onde o que importa é continuar vivo e seguir registrando tudo.


Direção: Jaume Balagueró/Paco Plaza
Roteiro:
Luis Berdejo/Paco Plaza/Jaume Balagueró
Fotografia: Pablo Rosso
Terror/Suspense
ESP 2007

:::::

Sessão 21/11 - The Signal




THE SIGNAL
Uma misteriosa transmissão invade aparelhos celulares, TVs, rádios e outros meios eletrônicos. Numa paranóia crescente os moradores de uma cidade vão se tornando asassinos e instintivamente matando uns aos outros. Fugindo da loucura do marido, Mya tenta chegar à casa do amante para que juntos consigam sair da cidade. Dividido em três episódio guiados por três diretores diferentes, The Signal foi a sensação do festival de Sundance de 2007.


The Signal
Direção: David Bruckner/Dan Bush/Jacob Gentry
Roteiro: David Bruckner/Dan Bush/Jacob Gentry
Música: Ben Lovett
Terror/Supense
EUA 2008

:::::

Sessão 14/11 - Gummo



Gummo (1997)

Numa cidadezinha estadunidense, devastada por um tornado há 13 anos, vivem dois garotos lançados à sorte. Viciados em cola e assasinos dos gatos da vizinhança, eles são o retrato do lixo branco norte-americano. Urgente e desmedido, Gummo é um retrato da sociedade americana sem futuro, fadada à toxicodependência, prostituição, abuso sexual, racismo, homofobia e ao suicídio de uma geração sem perspectivas. Primeiro filme dirigido por Harmony Korine (Kids, Ken Park), Gummo é um grito cruel e visceral de um cinema quase documental.

Direção: Harmony Korine
Roteiro: Harmony Korine
Drama
EUA/1997
:::::

Ciclo Novembro

Este Mês: Independente

Com algum atraso o Clube de Cinema inicia o ciclo novembro no próximo fim de semana, o que estenderá a programação até o primeiro sábado de dezembro. E para este mês, já com clima de final de ano, a proposta cineclubista está incrementada por uma programação independente. Sem a participação de grandes estúdios ou de produtores milionários, os filmes do ciclo de novembro são produções feitas na base da camaradagem e com um forte apelo à originalidade e criatividade. O início do ciclo já traz de cara um marco do cinema underground recente, Gummo de 1997, que marca a estréia na direção do marginal Harmony Korine (Kids, Ken Park). De um dos gêneros mais produzidos mundo afora atualmente, o terror, saem os dois filmes seguintes: The Signal (2008) e REC (2007). Marcados pela estrutura de baixo custo e produções altamente inventivas ambos dão a assinatura do cinema em tempos de digital. Para encerrar a temporada 2009 do CdC o sci-fi psychobilly de Cory McAbee, The American Astronaut (2001), premiado e apontado em vários festivais como uma visão original para o cinema contemporâneo.
Além de encerrar a programação deste ano do Clube, o ciclo Independente dá as priemiras impressões da proposta do Clube de Cinema para 2010, mais independente, mais alternativo, mais cineclube. Portanto fique ligado, 2010 promete, mas por enquanto: Boa Sessão!


14/11 - Gummo - Harmony Korine (2001)
21/11 - The Signal - David Bruckner/Dan Bush/Jacob Gentry (2008)
28/11 - REC - Jaume Balagueró/Paco Plaza (2007)
5/12 - The American Astronaut - Cory McAbee (2001)





 :::::