SÁBADOS, ÀS 19H, NO BOM JESUS/IELUSC

Crepúsculo dos Deuses - 4/10


Sunset Boulevard (USA, 1950)

Dirigido por Billy Wilder
Escrito por Charles Brackett, Billy Wilder e D. M. Marshman Jr.
Produzido por Charles Brackett
Música original de Franz Waxman
Figurino por Edith Head
Direção de arte de Hans Dreier e John Meehan
Editado por Arthur Schmidt

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson, Fred Clark, Lloyd Gough, Jack Webb, Franklyn Farnum and lots of himselfers.

O nome do filme original é Sunset Blvd., que corresponde ao endereço onde a mansão da ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond (Gloria Swanson) vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling (Erich von Stroheim). Sua vida recebe uma guinada quando o fracassado roteirista - e também personagem principal e narrador da história - Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal. E é por esses bastidores da antiga Hollywood que a história vai se desenvolvendo, mostrando todos os podres da indústria, o que dividiu totalmente a crítica da época. (Esse é apenas um trecho da crítica escrita por Rodrigo Cunha publicada no Cine Players. Para conferi-la na íntegra, clique aqui.)

P&B, legendado, 110 min.

A Rosa Púrpura do Cairo - 27/9



The Purple Rose of Cairo (USA, 1985)

Escrito e dirigido por Woody Allen
Produzido por Robert Greenhut
Música de Dick Hyman
Edição de Susan E. Morse
Figurino por Jeffrey Kurland
Direção de arte de Edward Pisoni

Elenco: Mia Farrow, Jeff Daniels, Danny Aiello, Irving Metzman, Stephanie Farrow.

Durante os anos da Grande Depressão nos Estados Unidos, Cecília é uma garçonete que, depois de despedida do emprego, passa a se distrair vendo sucessivamente o filme "A Rosa Púrpura do Cairo". Até o momento em que presencia o dia em que seu ator principal literalmente sai da tela do cinema para viver a vida real. Os executivos de Hollywood ficam loucos com o personagem Tom Baxter, querendo impedir que ele continue saindo de outras salas de projeção, enquanto ele passa a ter um caso com Cecília. (Trecho retirado da crítica de Amenar Neto. Confira o texto na íntegra clicando aqui ou na barra lateral.)

P&B/Colorido, legendado, 82 min.

O Desprezo - 20/9



Le Mépris (FRA/ITA, 1963)

Dirigido por Jean-Luc Godard
Uma novela de Alberto Moravia
Produzido por Georges de Beauregard, Carlo Ponti e Joseph Levine
Música de Georges Delerue
Edição de Agnès Guillemot e Lila Lakshmanan

Elenco: Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance, Giorgia Moll, Fritz Lang.

O Desprezo faz uma crítica à estrutura da produção do cinema holywoodiano, e Godard está mais uma vez próximo da filosofia e do existencialismo, através da sua multiplicidade de referências, inclusive a trabalhos dele mesmo, passados (Acossado) e por vir (A Chinesa, Pra Sempre Mozart). É de extrema riqueza narrativa a analogia com as paisagens do mar Mediterrâneo, evidenciando a fragilidade do homem diante da imensidão do oceano. (Trecho final do texto de Mônica Palazzo, que você confere aqui.)

Colorido, legendado, 103 min.

UPDATE O Clube de Cinema está comemorando 1 ano de existência e, por isso, preparamos um ciclo estendido que exibirá até o final de outubro filmes que tem tudo a ver com cinema. Além disso, preparamos duas exibições especiais para vocês. Uma com o tema transversal do ano, Machado de Assis, e a outra na Semana Acadêmica de Comunicação com um filme que tem tudo a ver com clube de cinema e movimentação acadêmica. Então fiquem de olho nos próximos posts e já vão comprando pipoca...

Tarantino's Mind


E pra quem ainda não viu, adicionei em nossa barra lateral o curta Tarantino's Mind, da dupla 300ml, com produção da Hungry Man. A idéia é genial e o curta é muito bem feito. Selton Mello e Seu Jorge discorrem por 15 minutos sobre o "código tarantino", que Mello afirma ter decodificado. Não deixe de conferir o filme e deixar seu comentário para sabermos o que você pensa sobre o trabalho de Quentin Tarantino.

UPDATE Estou embedando o vídeo cá embaixo pois a barra lateral voltará a exibir os trailers de nossas exibições semanais. Além do mais, fica bem melhor o tamanho dele aqui no corpo.


Recesso de Última Hora


Aos amigos cinéfilo-ielusquianos,

É preciso que saibam que nos dois primeiros sábados de setembro (dias 6 e 13) não haverá exibição do Clube de Cinema. Por motivo de force majeure não conseguimos reservar o anfiteatro para as apresentações. Chegamos a discutir a possibilidade de realizarmos a sessão em outra sala, mas seria superestimar a infra-estrutura da faculdade. Portanto, repito, não haverá sessão do CdC nos dias 6 e 13 de setembro.

Mas fiquem de olho, pois no dia 20 de setembro o ciclo que fala sobre Cinema iniciará com grande estilo. A programação, agendada para começar em setembro e terminar somente em outubro, trará filmes imperdíveis. Começaremos com O Desprezo (Le Mépris) de Jean-Luc Godard. Daí pra frente teremos Woody Allen, Billy Wilder, os irmãos Coen, Wim Wenders e Mel Brooks. Então fiquem atentos e não deixem de conferir o blog semanalmente para saber o que está por vir.

Abraços cedeceanos!