SÁBADOS, ÀS 19H, NO BOM JESUS/IELUSC

Amarelo Manga - 26/4




Amarelo manga (BRA, 2002)

Produzido e dirigido por Cláudio Assis
Editado e produzido por Paulo Sacramento
Roteiro de Hilton Lacerda
Fotografia de Walter Carvalho
Trilha sonora de Jorge du Peixe e Lucio Maia

Elenco: Chico Diaz, Matheus Nachtergaele, Dira Paes, Leona Cavalli, Jonas Bloch, Conceição Camarotti e Cosme Prezado Soares.

O cotidiano de pobreza, tédio e desesperança dos moradores do centro de Recife tem muitas faces sob a luz amarela hepática e embaçada do sol da capital: sustenta-se artificialmente na fé do açougueiro Wellington (que trai com a amante sua religiosa esposa, Kika), passa pela rotina sórdida dos moradores do hotel Texas (como o cozinheiro Dunga, apaixonado pelo açougueiro) e se aboleta para o merecido trago do final do dia junto aos bêbados e desvalidos clientes do bar da Ligia (como o taxista Isaac, apaixonado pela garçonete).

Primeiro longa do diretor pernambucano Cláudio Assis depois de uma série de curta-metragens e rodado com apenas R$ 500 mil, Amarelo Manga vale-se de um estilo bastante simples e direto para abordar o dia-a-dia das pessoas simples, verniz de trivialidade que encobre uma imagem mais crítica, endurecida e ríspida do brasileiro pobre, mas ainda capaz de encarnar a glória e a desgraça da vida. O conteúdo visceral, sensual até algumas vezes agressivo das imagens (o filme abre com uma seqüência detalhada do abate de bois) é reforçado pelo estouro das cores quentes e ganha contraponto na delicadeza com que a câmera é conduzida nos momentos menos impactantes do filme. Lançado em 2007, Baixio das bestas, seu segundo filme, segue as mesmas propostas formais e temáticas do trabalho de estréia.

Cor, amarela, 103 min.

0 Comments: