SÁBADOS, ÀS 19H, NO BOM JESUS/IELUSC

Mas que raios?


Muitos ainda se perguntam sobre o Clube de Cinema. Vê-se na expressão de quem vê os cartazes com o canto do olho, ou o lê com certa descrença. Absurdo, diga-se de passagem. O Clube de Cinema não tem pretensão alguma com a exclusividade, a não ser em sua seleção de filmes - ao excluirmos tudo que não presta. Transcrevo, abaixo, a proposta do Clube redigida por um de seus idealizadores, Gleber Pieniz.


O Clube de Cinema faz a exibição e a discussão pública gratuita de filmes com o objetivo de criar um ambiente de estudo e de reflexão sobre o cinema e as tecnologias da imagem, suprindo deficiências culturais locais. A proposta resulta de uma iniciativa dos alunos e quer valorizar o cinema em seus formatos alternativos, pouco conhecidos ou de difícil acesso. Eventualmente, o clube pode relacionar os filmes exibidos a temas do curso de Comunicação Social, apresentando-se como estratégia pedagógica complementar. O clube também espera produzir ensaios críticos e resenhas dos filmes exibidos para serem publicados em formato digital no site que se encontra em desenvolvimento. Futuramente, o Clube de Cinema pretende oferecer oficinas sobre aspectos técnico-estéticos do cinema, além de seminários ligados ao tema.


Agora que ficou mais clara a nossa proposta, apareça e discuta. Seja quem for, seja da onde for, apareça e dê sua opinião. Afinal, é isso que importa.

Agora deixe-me falar sobre a próxima sessão. O ciclo de abril encerrou-se em um tema bastante pertinente e deveras interessante. Depois de algumas discussões chegamos ao tema Filmes Absurdamente Coloridos. Fazendo um contraste ao ciclo anterior (março - P&B), dessa vez a idéia é analisar justamente o que as cores estão dizendo. Se em filmes como Pi a cor foi descartada num estímulo a prestar-se atenção em outras coisas, o que dizer de filmes como Ran, onde Kurosawa usa toda uma profusão de cores para discursar? O que as cores têm a dizer? De que maneira esse diálogo pode se estabelecer? Perguntas que nos cercarão durante o mês de abril. Perguntas que poderão ser respondidas aos sábados. Mas só às 19h.

0 Comments: