SÁBADOS, ÀS 19H, NO BOM JESUS/IELUSC

Kika - 12/4



Kika (ESP, 1993)

Escrito e dirigido por Pedro Almodóvar
Produzido por Agustín Almodóvar
Fotografia de Alfredo Mayo
Montagem de Pepe Salcedo
Som de Jean Paul Mugel para as músicas de Kurt Weill e Granados
Figurinos de Jose Maria de Cossio e Jean-Paul Gaultier (Andrea Caracortada)

Elenco: Peter Coyote, Veronica Forqué, Victoria Abril, Alex Casanovas, Rossy de Palma, Anabel Alonso, Jesus Bonilla e Charo López.

Em Madri, o escritor norte-americano Nicholas contrata a maquiadora Kika para deixar o cadáver de seu enteado, Ramón, pronto para o velório. Ramón – que não estava morto – desperta da crise de catalepsia, se apaixona por Kika e passa a morar com ela. O amor da maquiadora e do fotógrafo, contudo, é posto à prova: além de ser estuprada por Pablo (o desajustado ator pornô irmão de Juana, sua empregada), Kika se envolve com Nicholas. A traição da mulher e a descoberta de que o padrasto havia sido responsável pela morte da mãe joga Ramón contra Nicholas, que começa a ser espionado por Andrea Caracortada, a excêntrica apresentadora de um programa de TV sensacionalista. A partir da suspeita de que o escritor seja um assassino em série, Andrea empenha-se em registrar a vida de todos em busca de um furo jornalístico.

Em Kika, seu décimo filme, as marcas definidoras de Almodóvar parecem ter chegado a um clímax a partir de onde têm se recolhido para dar lugar a um criador mais sóbrio. O sexo (seus signos e suas definições), a morte (e suas determinações) e a abordagem amoral dos costumes e das pessoas sustentam uma história de sucessivos chistes, surpresas e lances inverossímeis, abrindo-se para um melodrama vertiginoso, repleto de caricaturas e exageros. Outra das marcas mais saborosas de Almodóvar, a história-dentro-da-história ou o recurso da metalinguagem propõe discussões mais familiares a este Clube de Cinema, tais como a representatividade da imagem, a ética da imprensa e do entretenimento, a objetividade e a subjetividade das mídias, por exemplo.

Cor, muita, legendado, 115 min.

0 Comments: