SÁBADOS, ÀS 19H, NO BOM JESUS/IELUSC

Sessão 26/9 - Sem Essa, Aranha


Sem Essa, Aranha
Números musicais com Moreira da Silva e Luiz Gonzaga, stripteases, um pacto com o demônio e artistas de circo completam essa eletrizante chanchada psicodélica, apresentada em quinze planos-seqüência de tirar o fôlego e enquadrados com estilo pela câmera-na-mão de Edson Santos. Estilhaços de Joyce, Rimbaud e — principalmente — Oswald de Andrade explodem na tela: “reconheço e identifico o homem recalcado do Brasil, produto do clima, da economia escrava e da moral desumana que faz milhões de onanistas desesperados e de pederastas”. Um raio X do Rio e da tragicomédia brasileira. “O cinema não me interessa, mas a profecia”, dizia Rogério Sganzerla.

Direção e Roteiro: Rogério Sganzerla
Fotografia: Edson Santos
Drama
BRA / 1970

3 Comments:

Wesley said...

Pu-ta-ke'o-pa-riu!

como eu keria estar nessa sessão amanhã!

Wesley said...

Esse filme é uma sessão de eletro-choque.
No pior, ou melhor, sentido da palavra.
Ou em ambos os sentidos.
Ou em nenhum desses sentidos.


hahahahaha

Wesley said...

Li agora o seu comentário na postagem "Joinville Ano Zero"

bem,
Não conheço a família Brum, nem quem são e nem o q fazem, mas não acho correto julgar o filme apenas pelo elo familiar do realizador.
Acho que o fator "como ele conseguiu o dinheiro para fazer o filme" não importa neste momento.

E entenda, com isso, que não pretendo fazer uma analise parcial ou alienada de questões econômicas e sociais, mas independente de quem ele seja filho vi no curta, de forma contextualizada , um importante reflexo da nossa condição no meio audiovisual.