SÁBADOS, ÀS 19H, NO BOM JESUS/IELUSC

Sessão 30/5 - Underground

Underground

Situações surreais, humor, política, poesia. Um dos grandes filmes da história do cinema mundial, Palma de Ouro no Festival de Cannes, Underground começa durante a Segunda Guerra, quando dois amigos, Marko e Crni, fazem fortuna utilizando um grupo de refugiados num porão para produzir armas que vendem no mercado negro. Ao final do conflito, Marko continua iludindo o amigo e a família por quinze anos, para poder explorá-los. Enquanto Marko se torna herói, Crni sai em busca da liberdade de um país que não existe mais.

Underground (1995 )
Direção: Emir Kusturica
Roteiro: Dusan Kovacevic
Gênero: Drama/Comédia
Origem: Iugoslávia*

Anfiteatro Bom Jesus /Ielusc
ua Princesa Isabel, 438 - Centro
Entrada Franca
::

3 Comments:

Dr.Gonzo said...

Um pouco de história, só pra dar uma clareada nos porôes do Kusturica.

Reino da Jugoslávia formado em 1918: o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que passou a chamar-se Reino da Jugoslávia em 1929.
Em 1946 tornou-se um Estado comunista chamado República Popular Federal da Jugoslávia e na República Socialista Federativa da Jugoslávia em 1963. Estado que subsistiu até 1992, quando quatro das seis repúblicas que a compunham (Eslovênia, Croácia, Macedônia e Bósnia e Herzegovina) deixaram a federação para formar estados independentes.
Em 2003 o nome Jugoslávia foi oficialmente abolido, quando o estado foi transformado na comunidade Sérvia e Montenegro.
Em 2006 Montenegro declara independência e em 2008, o parlamento de Kosovo aprovou sua independência.

Dr.Gonzo said...

A piada a que me referi, sobre o governo de Tito era: "Seis repúblicas, cinco etnias, quatro línguas, três religiões, dois alfabetos e um Partido".

Josip Broz Tito, presidente de 1946 até sua morte em 1980. Teve um dos funerais mais famosos da história, talvez com o maior número de chefes de estado presentes. Seu regime ficou conhecido como Titoísmo.

Dr.Gonzo said...

Ah! E a propósito: QUE FILME!!!